Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 21

2013

1.   2013-Atual. Perspectiva de utilização da técnica do inseto estéril para Heliothis virescens na cultura do algodoeiro.
Descrição: O algodoeiro é uma das culturas anuais mais importante do Brasil devido o seu valor socioeconômico, no entanto a diversidade de pragas, os custos com inseticidas são os que mais oneram esta atividade. Dentre as pragas do algodoeiro, a lagarta da maçã Heliothis virescens tem grande relevância, seu ataque favorece a penetração de microrganismos, causa queda de botões, má formação de maças, e abertura dos capulhos afetando a produtividade e a qualidade da fibra. Por permanecer grande parte do tempo dentro das maças a eficiência do controle químico é comprometido de modo que grande quantidade de inseticida que é aplicado pode causar danos ao meio ambiente. Fica clara a necessidade de se estabelecer um mecanismo de controle para a lagarta da maça de forma eficiente sem causar danos ao meio ambiente. A técnica do inseto estéril consiste na criação massal de insetos que são irradiados e posteriormente liberados no campo para copularem com insetos selvagens de modo a não gerarem descendentes, essa técnica pode ser uma alternativa de controle promissora para lagarta da maça. Contudo, não existem estudos relacionados ao emprego desta técnica para o controle da lagarta da maça no Brasil. Objetiva-se com esse estudo estabelecer doses de radiação esterilizantes para todas as fases do ciclo evolutivo da lagarta da maça. O experimento está sendo realizado em duas fases: a primeira consiste da criação massal dos insetos em laboratório sob dieta artificial para posteriormente submetê-los aos tratamentos com irradiação. Será utilizado o delineamento inteiramente casualisado (DIC) com onze tratamentos: 0-controle, 25, 50, 75, 100, 125, 150, 175, 200, 300 e 350Gy de radiação gama com 15 repetições. Serão estabelecidas as doses esterilizantes para machos e fêmeas em todas as fases do inseto; a segunda etapa: realizar testes de proporcionalidade com os insetos estéreis e normais visando a redução populacional do inseto em laboratório e posteriormente a liberação de insetos estéreis no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Suely Salumita Haddad Franco - Integrante.
Membro: Valter Arthur.

2010

1.   2010-2012. Avaliação dos efeitos da radiação gama nas características físico-químicas de kiwi (Actinídia deliciosa, A. Chev.) cv. Hayward minimamente processado
Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar os efeitos da radiação gama do Cobalto-60 nas características físico-químicas de kiwi (Actinídia deliciosa, A. Chev.) cv. Hayward minimamente processado. As amostras de kiwi serão minimamente processadas, embaladas e irradiadas com doses crescentes de radiação. Após irradiação serão armazenados a temperatura de geladeira. Serão realizadas as analises fisico-quimicas após 2, 4, 8 e 12 dias da irradiação das amostras de kiwi.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Valter Arthur.
2.   2010-Atual. Development of Generic Irradiation Doses for Quarantine Treatments
Descrição: The research have the objective use of gamma radiations to control insects and mites of agricultural importance in Brazil. The insects and mites will be treated with gamma radiations of Cobalt-60, with the following gamma radiation doses: 0 (control), 25, 50, 75, 100, 125, 150, 200, 300, 400 Gy, at a dose rate of 0.511kGy per hour. After irradiation, the insects will be maintained under controlled conditions of 253 centigrade and relative humidity from 65 to 75%. By observations of the results will be permitted to conclude what is the dose sufficient to induce lethality to all phases of insects and mites.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Anna Lucia Villavicencio - Integrante / Suely Salumita Haddad Franco - Integrante.
Membro: Valter Arthur.
3.   2010-2014. Efeitos da radiação gama e temperaturas de armazenamento em legumes minimamente processados e pré-cozidos e aceitabilidade de mercado de produtos irradiados.
Descrição: O estilo de vida e os hábitos alimentares dos consumidores vêm sofrendo alterações significativas nos últimos anos, notadamente nas populações de classe média e alta. Os consumidores estão, cada vez mais, em busca de alimentos saudáveis e práticos, onde o tempo é um fator primordial. Esta característica tem resultado no aumento da demanda por alimentos orgânicos minimamente processados. Devido a isso, o objetivo do presente trabalho é avaliar a ação de diferentes doses da radiação gama em cenoura e rabanete couve e vagem minimamente processados com relação aos parâmetros físico-químicos, sensoriais e microbiológicos, visando aumentar a vida útil de prateleira e diminuir a carga microbiana dos vegetais.. As embalagens com as amostras dos vegetais minimamente processados foram submetidas à radiação gama proveniente de uma fonte de 60Co tipo Gammacell-220 no Centro de Energia Nuclear para a Agricultura (CENA), sob doses de 0 (testemunha), 1kGy, 2kGy e 3kGy.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Valter Arthur.
4.   2010-2013. Emprego da radiação gama do Cobalto-60 na desinfestação de alguns tipos de rações para alimentação de animais de pequeno porte
Descrição: As pragas como besouros, ácaros, traças e fungos dentre outros, geralmente infestam produtos armazenados como: grãos, farelos, farinhas, café, fumo, frutas secas, rações animais, especiarias, plantas desidratadas, causando a depreciação visual e promovendo a deterioração dos produtos. Devido a isso a presente pesquisa teve como objetivo a utilização da radiação gama na desinfestação de alguns tipos de rações utilizadas para alimentação de animais de pequeno porte. No primeiro ensaio foram utilizadas embalagens de amostras grátis medindo 10 cm x 20 cm com capacidade de 70 gramas de substratos (ração) com 4 tipos de marcas existentes no comercio: (1), (2), (3), (4). Cada tratamento constou de 10 repetições, que foram irradiadas com as doses de: 0 (controle) 0,5; 1,0 e 2,0 kGy, para se fazer a desinfestação das amostras. Após a irradiação (desinfestação) todas as embalagens irradiadas e mais a testemunha foram acondicionadas em caixas plásticas de 80 cm x 50 cm com tampa, onde foram liberados os insetos Lasioderma. serricorne, Plodia interpuctella, Sitophilus zeamais e S. oryzae, num total de 400 para cada caixa e mantidas em sala climatizada com 27 ± 2ºC e umidade relativa de 70 ± 5%. No segundo ensaio foram utilizadas embalagens confeccionadas com os materiais das embalagens do primeiro ensaio. Cada embalagem foi feita de 10 cm x 15 cm, com capacidade de 30 gramas de substratos (ração). Em cada repetição foi inoculado 10 insetos de cada espécie, num total de 400 insetos por ensaio/ caixa. As embalagens com substrato e inseto foram vedadas em seladora comercial, e irradiadas com as doses de: 0 (controle) 0,5; 1,0 e 2,0 kGy,. As embalagens irradiadas e a testemunha foram mantidas em sala climatizada já citada anteriormente. As contagens do número de insetos e furos nas embalagens foram feita após 60 dias. Concluiu-se que a embalagem da ração tipo número 4, foi a única susceptível ao ataque das espécies de insetos. A dose de 0,5 kGy foi suficiente para induzir a esterilização e conseqüentemente a desinfestação de todas as rações estudadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Anna Lucia Villavicencio - Integrante / Paula Beragamin Arthur - Integrante.
Membro: Valter Arthur.
5.   2010-Atual. Irradiação de Aedes aegypti visando o seu controle através da técnica do Inseto estéril.
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa será avaliar os efeitos da radiação gama do Cobalto-60 nas diferentes fases do ciclo evolutivo (ovo, larva, pupa e adultos) de Aedes aegypti, visando uma possível aplicação da Técnica do Inseto Estéril como uma ferramenta adicional de controle dentro das táticas de manejo integrado desta praga e consequentemente diminuir a incidência do vírus da dengue. O trabalho será realizado no Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) em Piracicaba- SP. A cultura do A. aegypti será mantida nas instalações do laboratório Do CENA/USP, sob condições climatizadas de 25±2°C, umidade relativa do ar de 50-70% e fotofase de 12L/12E horas, já os procedimentos de irradiação das fases do ciclo evolutivo (ovos, larvas, pupas e adultos) será realizado em uma fonte de Cobalto-60 tipo Gammacell-220, instalada no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), e serão irradiadas com doses de: 0 (controle), 20, 30, 40, 50, 75, 100 e 125 Gy, sob uma taxa de dose de 0,356 kGy/hora. Após irradiação será avaliada as viabilidades dos ovos, larvas e pupas, é também a emergência da geração filial F1, provenientes dos adultos emergidos em cada fase do ciclo evolutivo do inseto irradiado, para se determinar as doses letais e esterilizantes. Será também irradiada a fase adulta e posteriormente será avaliada a viabilidade dos ovos, para se determinar a dose esterilizante nesta fase. A sexagem dos insetos para a condução dos estudos será realizada através da separação por tamanho das pupas, sendo que as pupas dos machos frequentemente são menores do que as das fêmeas. Após a determinação da dose esterilizante para adultos (machos) provenientes de pupas irradiadas serão realizados os testes de competitividade. Serão realizados estudos para se desenvolver técnicas que viabilizem fazer a separação de machos e fêmeas através das pupas (sexagem) dos insetos, sendo essa fase da pesquisa imprescindível para a obtenção de uma produção massal dos insetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Suely Salumita Haddad Franco - Integrante / Anna Lucia Villavicencio - Integrante.
Membro: Valter Arthur.

2009

1.   2009-2013. Use of ionizing radiation to control Eriophyes litchi (Litchi rust mite), Ecdotolopha aurantiana (Orange fruit borer) and Tudta absoluta (Tomato worm).
Descrição: Research to determine radiation doses for Eriophyes litchi (Litchi rust mite), Ecdotolopha aurantiana (Orange fruit borer) and Tudta absoluta (Tomato worm). Isects will be reared on an artificial diet and in natural hosts; work will identify an irradiation dose for insects and mites that prevent adult emergence or will sterilise adults, and; compare the effects of irradiation and other quarantine treatments on fruit quality.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Jose Tadeu Faria - Integrante / Villavicencio, A.L.C.H. - Integrante. Financiador(es): Agencia Internacional de Energia Atomica - Auxílio financeiro.
Membro: Valter Arthur.

2007

1.   2007-2010. Utilização da radiação gama e eletrons acelerados na resistencias de embalgens para grãos e produtos armazenados.
Descrição: O projeto tem como objetivos testar diferentes tipos de embalagens para armazenamentos de grãos e produtos armazenaddos. Diversos tipos de embalagens serão irradiados com doses crescentes de radiação ionizante. Nessas embalgens serão acondicionados diferentes tipos de grãos e serão fornecidas aos insetos, para se determinar qual delas será mais resistente, e se a irradiação não causa mudanças na codeia de polimeros vindo então a diminuir a resistencia das embalagens tornando-as susceptiveis ao ataque dos insetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Juliana Nazare Alves - Integrante / Marcos Roberto Potenza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Valter Arthur.

2005

1.   2005-2007. Avavalição de raizes de mandioca minimamente processadas e irradiadas.
Descrição: Raízes de mandioca foram minimamente processadas embaladas a vácuo e irradiadas com doses crescentes de radiação gama do Cobalto, armazenadas a temperatura de geladeira, e analisadas por um período de até 50 dias. Foram feitas as analises físico-químicas e sensoriais. Chegou-se a conclusão que as doses de 1 e 3 kGy foram as que apresentaram melhores resultados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Valter Arthur.

2004

1.   2004-2007. Caracterização da carne de cordeiro com suplementação de tanino na ração e influencia da irradiação e refrigeração naconservação.
Descrição: Caracterização e estudo da carne de carneiro com suplementação de tanino na ração e influencia da irradiação e refrigeração na conservação da carne. Foram avaliadas as paletas de cordeiro que receberam 3 diferentes dietas teste: sorgo, extrato de acácia 1 e 2. O objetivo foi verificar dessas dietas em algumas caracteristicas da carne.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Solange Guidolin Canniatti-Brazaca - Integrante / Adriana R. Cornélio - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Valter Arthur.
2.   2004-2010. Feijão pré-pronto para o consumo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Valter Arthur.

2003

1.   2003-2005. Alterações na goiaba após o processo de irradiação gama em fonte de Cobalto-60.
Descrição: Uma forma de reduzir perdas pós colheita é a incidência de raios gama nos produtos, pois estes tem a capacidade de retardar os processos fisiológicos de amadurecimento e senescência, eliminar pragas quarentenárias e patógeno. Pode causar alteração na goiaba, por esse motivo o objetivo desse trabalho foi verificar as possíveis alterações nutricionais na goiaba após irradiação gama, avaliando vitamina C, teor de fibras e textura, em amostras sem e com irradiação nas doses 0,5; 1,0 e 1,5kGy, antes e após armazenamento a 10 C e à temperatura ambiente. Nas condições do experimento foi concluído que a irradiação não afetou a firmeza, porém alterou todos os demais fatores analisados, sendo que as fibras dietéticas totais e as solúveis foram afetadas após o armazenamento. Fibra dietética total e insolúvel apresentaram-se maiores sob refrigeração e armazenamento. A fibra solúvel foi alterada nas goiabas não irradiadas e com irradiação na dose 0,5 kGy. O armazenamento em diferentes condições alterou todos os fatores, sendo a vitamina C maior após armazenamento nas goiabas irradiadas. A firmeza foi maior para as goiabas no inicio decrescendo para as frutas armazenadas a 10 C e para as mantidas ao ambiente. Portanto o processo de irradiação pode ser aplicado em goiabas sem prejuízo às suas características nutricionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Valter Arthur.
2.   2003-2009. Avaliação do efeito da radiação gama do Cobalto-60 nas proteinas alergênicas de ovos de poedeiras.
Descrição: Serão pesquisados os efeitos da radiação, com doses de 0 (test.), 10, 20 e 30 kGy, em proteinas alergênicas do ovo de poedeiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / Solange Guidolin Canniatti-Brazaca - Coordenador / Marcia N. C. Harder - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Valter Arthur.

2002

1.   2002-2005. Avaliação sensorial de feijão Phaseolus vulgaris, cv Tybatã irradiado.
Descrição: Os objetivos do projeto foram: avaliar as alterações sensoriais e de comportamento dos grãos de feijão submetidos a diferentes doses de radiação gama do Cobalto-60, com doses de 0 (test.), 1, 2, 6 e 10 kGy.. Avaliou-se sensorialmente através do método ASQ, a aparência, o aroma, o sabor e a textura dos feijões. Avaliou-se também a cor o tempo de hidratação e tempo de cocção dos mesmos. A avaliação sensorial do feijão variedade carioca irradiado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / Solange Guidolin Canniatti-Brazaca - Coordenador / José Mauricio Amelim - Integrante / Marta Helena Fillet Spoto - Integrante / Sonia Maria De Stefano Piedade - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Valter Arthur.
2.   2002-2003. Efeito da irrradiação gama nos teores de ferro heme e não heme em carne de frango.
Descrição: Diferentes tratamentos podem ser utilizados para aumentar e tempo de vida útil da carne e eliminar os microorganismos que ela possa conter. Alguns métodos utilizados são o resfriamento, congelamento, pasteurização e atmosfera modificada. O uso da irradiação como tratamento para preservação de alimentos foi aprovado pela Organização da Agricultura e Alimentos (FAO)/ Organização Mundial da Saúde (OMS) (2000), para dose de até 10 kGy por não oferecem efeito negativo sob o ponto de vista nutricional e toxicológico nos alimentos. Atualmente 26 países utilizam esse processo em escala comercial. Existem duas formas principais de ferro, denominadas ferre heme e ferro não-heme. O primeiro é constituinte da hemoglobina (que transporta o oxigênio desde os pulmões até os tecidos) e da mioglobina (que armazena o oxigênio utilizado na contração muscular e também constituinte de enzimas como citocromos, catalase e peroxidase). O ferro não-heme está presente nas proteínas ferro-sulfurosas e metaloflavoproteínas implicadas no metabolismo oxidativo (Carpenter Mahoney, 1992; Martínez et al., 1999). Giroux Lacroix (1998), verificaram que a irradiação promove alterações como desaminação, descarboxilação, quebra de ligações peptídicas, redução de encadeamentos de dissulfeto e oxidação de grupos sulfúricos. Essas alterações são catalisadas pelos radicais livres formados pela hidrólise da água. Como o ferro-heme está inserido na molécula de hemoglobina através de ligações sulfúricas uma alteração nessa conformação da molécula poderia indisponibilizar o ferro heme, transformando-o em não heme. Sendo assim os estudos dos efeitos da irradiação sobre a carne de frango se fazem necessários. Verificou-se a alteração nas quantidades de ferro heme e não-heme presentes na carne de frango crua e cozida (cortes de peito e coxa com sobrecoxa) fresca e armazenada congelada à -18oC por 90 dias, irradiadas com doses comerciais de Cobalto60 (0, 2, 4, 6 e 8 kGy).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valter Arthur - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Valter Arthur.
3.   2002-2007. Efeitos das ondas acústicas em pupas de Ceratitis capitata (Wied., 1824)(Diptera: Tephritidae).
Descrição: Este trabalho teve objetivo investigar a hipótese de que as ondas acústicas provocam algum efeito mensurável no desenvolvimento de uma população de moscas das frutas, tratamento denominado sonicação. A radiação ionizante, que é o agente causal do tratamento denominado irradiação, foi utilizada como referencia pois seus estudos sobre os seres vivos e em especial sobre os insetos são amplamente conhecidos. Uma etapa da pesquisa foi verificar os possíveis efeitos da interação entre as ondas acústicas e raios gama. A pesquisa foi realizada no laboratorio de Entomologia do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Piracicaba, SP e no laboratorio de Entomologia do Instituto Biologico de São Paulo. A irradiação foi realizada no Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares, São Paulo, em uma fonte de Cobalto-60 tipo Gammacell-220, com atividade média de 3757 (Ci), e uma taxa de dose de 3,106 kGy/hora. As doses de radiação gama foram de 5,0 a 200 Gy. Já os níveis do tratamento com sonicação aplicados foram em Hertz e Quilohertz de 5,0 Hz a 20 kHz. Pelos resultados obtidos concluiu-se que: as ondas acústicas, dependendo de sua frequencia podem apresentar propriedades estimuladoras sobre a emergencias de uma população de moscas das frutas C. capitata, e que as ondas acústicas dependendo de sua frequencia, podem apresentar propriedades restauradoras, capazes de reverter em certo grau os efeitos deletéricos de baixas doses de radiação ionizante sobre a população de moscas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Adilson Correa Barros - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Valter Arthur.

1986

1.   1986-1990. Radioentomologia
Descrição: Estudo dos efeitos biológicos da radiação gama em pragas de gãos armazenados e agrícolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / Luiz Anselmo Lopes - Integrante / Frederico Maximiliano Wiendl - Integrante / Julio Marcos Melges Walder - Coordenador / Beatriz A. J. Paranhos - Integrante / Eleonora Barbosa da Silva - Integrante. Financiador(es): Comissão Nacional de Energia Nuclear - Auxílio financeiro.
Membro: Valter Arthur.

1984

1.   1984-1988. Irradiação de produtos agrícolas para evitar perda de alimentos
Descrição: Irradiação de alimentos, em especial frutas e ortaliças para redução das perdas pós -colheita.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / Frederico Maximiliano Wiendl - Coordenador / Julio Marcos Melges Walder - Integrante / Rachel Elizabeth Domarco - Integrante / Clarice Matraia - Integrante. Financiador(es): Agência Internacional de Energia Atômica - Auxílio financeiro.
Membro: Valter Arthur.

1980

1.   1980-1984. Radioentomologia em moscas-das-frutas
Descrição: Uso de técnicas nucleares em estudos de comportamento, ecologia e controle de moscas-das-frutas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / F.M. WIENDL - Integrante / R:B: SGRILLO - Integrante / Valdemar Luiz Tornizielo - Integrante / Julio Marcos Melges Walder - Coordenador / Mironiudes Scaglia Pacheco de Almeida - Integrante / Alice Massae Matsue - Integrante / Glaucia Maria Bovi - Integrante / Victor Manuel Seco - Integrante / Mauro Rumenos - Integrante / Maria Cristina Prado Ribeiro - Integrante / Rosa Maria Tendolin - Integrante / Roberto Cano Zamosa - Integrante / Edwin Arriola Cuelar - Integrante. Financiador(es): Comissão Nacional de Energia Nuclear - Auxílio financeiro.
Membro: Valter Arthur.

1977

1.   1977-1979. Radioentomologia em broca da cana-de-açúcar
Descrição: Estudos sobre flutuação populacional, marcação e efeitos radiobilógicos em Diatraea saccharalis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / J.M.M. WALDER - Coordenador / R:B: SGRILLO - Integrante / Valdemar Luiz Tornizielo - Integrante / Frederico Maximiliano Wiendl - Integrante. Financiador(es): Comissão Nacional de Energia Nuclear - Auxílio financeiro.
Membro: Valter Arthur.

1974

1.   1974-1985. Uso de técnicas nucleares em ecologia e controle de pragas
Descrição: Uso da radiação e radioisótopos em estudos ecologicos, biologicos e controle de varias pragas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / J.M.M. WALDER - Integrante / R:B: SGRILLO - Integrante / Valdemar Luiz Tornizielo - Integrante / Antonio Pereira Martins - Integrante / Frederico Maximiliano Wiendl - Coordenador / Francisco de Assis M. Mariconi - Integrante / Rachel Elizabeth Domarco - Integrante / Clayton Campanhola - Integrante. Financiador(es): Comissão Nacional de Energia Nuclear - Auxílio financeiro.
Membro: Valter Arthur.


Data de processamento: 06/11/2017 11:23:54