Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 26

2021

1.   2021-Atual. Reasrch Contrct - IAEA (24790) - Development and Evaluation of Genetic Sexing Strains for Anastrepha fraterculus to Enable Sterile Male-Only Releases in Brazil.
Descrição: The development of genetic sexing strains(GSSs) has enabled sterle male-only releases in the field to icrease the efficiency and cost effectiveness of the Insect Sterile Technique (SIT) application.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Thiago de Araujo Mastrangelo - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2020

1.   2020-Atual. Aplicação de técnicas analíticas de imagem por Ressonância Magnética e imagem multiespectral para avaliação de sementes de amendoim
Descrição: : As sementes de amendoim são consideradas de difícil produção, pois apresentam, frequentemente, percentuais insatisfatórios de germinação (abaixo de 70%), baixo vigor, além de estarem constantemente sujeitas à infecção por microrganismos, em especial, fungos. Além disso, a semente de amendoim é muito sensível às injúrias mecânicas. Dada a importância nutricional das sementes como fonte de vitaminas e seu potencial para a produção de biocombustível, é de grande interesse o constante desenvolvimento de técnicas de análise da qualidade das sementes que sejam rápidas, precisas e aplicáveis, de maneira a orientar o processo de tomada de decisões pelas empresas produtoras. Assim, as técnicas analíticas de imagem por Ressonância Magnética e de análise multiespectral de imagens surgem como alternativas de grande interesse para avaliação de distúrbios fisiológicos, incidência de patógenos e de danos mecânicos. Este projeto tem como objetivo principal a elaboração de rotinas para análise de imagens de sementes de amendoim por Ressonância Magnética e por imagens multiespectrais, que auxiliarão na diferenciação entre as amostras para o estabelecimento de padrões. Além disso, será conduzido, paralelamente, o teste de raios X, testes de germinação e de vigor complementares, com o propósito de auxiliar no estabelecimento dos referidos padrões, bem como, para o aperfeiçoamento daqueles padrões já em utilização para a condução do referido teste. Espera-se, com este projeto, a elaboração de uma rotina de análise que possa viabilizar a utilização das referidas técnicas e caracterizar alterações físicas e fisiológicas em sementes de amendoim... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Clíssia Barboza da Silva - Integrante / Marcelo Massarelli Hidalgo - Integrante / Julia Marconato Sudk - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
2.   2020-Atual. Relação da fluorescência de clorofila na germinação com o potencial fisiológico de sementes de soja
Descrição: Descrição: O uso de técnicas computadorizadas de análise de imagens de sementes a partir do monitoramento da fluorescência de clorofila tem surgido como um método eficaz na avaliação de aspectos relacionadas ao potencial fisiológico das sementes, tornando-se alternativa promissora na superação da subjetividade dos resultados dos testes tradicionais, e da baixa reprodutibilidade entre laboratórios. Durante a germinação de sementes de soja, os cotilédones assumem papel fundamental para o desenvolvimento do eixo embrionário a partir da mobilização de reserva, e posteriormente, pelo seu papel fotossintetizante. O plano de atividades se constituirá na análise da atividade de cotilédones de soja durante a germinação por meio do monitoramento da fluorescência de clorofila visando o estabelecimento de relação com as diferenças de vigor observadas nos testes de vigor tradicionais (primeira contagem, envelhecimento acelerado com solução salina - EASS, condutividade elétrica, emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência - IVE e análise computadorizada de imagens de plântulas - SeedReporter). Serão utilizados dois cultivares, sendo cada cultivar representado por cinco lotes de sementes com potenciais fisiológicos distintos. A pesquisa será conduzida em duas épocas experimentais, com intervalo de seis meses. A fluorescência de clorofila será determinada pelo equipamento Sistema de Imagem SeedReporter Camera Spectral Colour, concedido no auxílio pesquisa Jovem Pesquisador (Processo Fapesp no 2017/15220-7). Inicialmente, as medições da fluorescência de clorofila serão realizadas visando a detecção de possíveis sementes esverdeadas, que afetam o vigor dos lotes. Em seguida, será feito o monitoramento da fluorescência de clorofila e da eficiência fotossintética dos cotilédones durante a germinação. A principal contribuição cientifica esperada com a presente proposta de pesquisa é o desenvolvimento de marcadores baseados em análises computadorizadas de imagens com estudos de fluorescência de clorofila na germinação, visando a determinação do vigor de sementes de soja de forma rápida e objetiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Clíssia Barboza da Silva - Integrante / Catharina Ortiz Thomazella - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2019

1.   2019-Atual. Desenvolvimento de processo de produção de etanol a partir de milho e cana-de-açúcar utilizando uma única linha de fermentação
Descrição: A busca pela sustentabilidade e a crescente demanda energética tem direcionado a atenção da humanidade aos biocombustíveis. A geração de etanol brasileiro representa 27,4% da produção mundial e a perspectiva é de que até 2030 o país produza aproximadamente 51 bilhões de litros por ano. Para isto, será necessário aumentar o número de unidades de produção do biocombustível, revelar tecnologias para otimização do processo e viabilizar a diversificação de matérias-primas para produzi-lo. Nesta direção, o milho tem chamado a atenção como matéria-prima para a produção do biocombustível no Brasil. Além disso, há possibilidade de combinações no uso de diferentes fontes de matérias-primas, o que pode agregar valor ao processo em termos de redução de custo, aumento da produtividade e adequação do balanço energético. Também, é possível reduzir a carga microbiana do mosto a ser fermentado, o que pode facilitar a otimização dos resultados em termos de rendimento e produtividade da fermentação alcoólica... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Antonio Sampaio Baptista - Integrante / Jorge Alberto Tenório - Integrante / Thiago Basso - Integrante / Aldo Tanso - Integrante / Lucílio Aparecido Alves - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
2.   2019-Atual. PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DA FERMENTAÇÃO DE MOSTO ESTERILIZADO COM FEIXE DE ELÉTRONS SEGUIDA DA PRODUÇÃO DE METANO COM O USO DA VINHAÇA GERADA
Descrição: A contaminação bacteriana presente no processo de fermentação etanólica afeta negativamente a eficiência e a produtividade de etanol. Atualmente, para conter a contaminação bacteriana, as indústrias sucroenergéticas realizam o tratamento ácido do fermento, porém, tal tratamento causa prejuízos para a fermentação, pois causa estresse osmótico ao fermento, permite a presença de bactérias e a substituição da levedura selecionada durante a fermentação. Além disto, o tratamento ácido é responsável por altos teores de sulfato na vinhaça, que ao ser biodigerida, gera o sulfeto de hidrogênio, composto corrosivo, tóxico e que interfere negativamente no processo de metanogênese. Por esses motivos, o presente projeto propõe a produção de álcool a partir de mosto esterilizado por feixe de elétrons em substituição ao tratamento ácido e a biodigestão anaeróbia da vinhaça proveniente do processo.O presente estudo será realizado em três etapas, na primeira etapa serão realizados testes preliminares de esterilização in vitro. Na segunda etapa será avaliado fermentação de mosto esterilizado por feixe de elétrons, a partir do melaço, para a realização deste estudo, o melaço será submetido a diferentes doses (0, 5, 10 e 15 kGy) de radiação ionizante. Na terceira etapa do projeto será avaliada a biodigestão da vinhaça oriunda da fermentação de mosto estéril. Ao fim da pesquisa, espera-se que a utilização de mosto estéril permita aumentar a produtividade da indústria sucro energética, uma vez que possibilitará eliminar as perdas causadas pela contaminação bacteriana e pelo tratamento ácido na fermentação, e também a redução do teor de sulfatos na vinhaça e consequentemente aumento na produção de metano pelo processo de metanogênese. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Antonio Sampaio Baptista - Integrante / Rubens Perez Calegari - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2013

1.   2013-Atual. Perspectiva de utilização da técnica do inseto estéril para Heliothis virescens na cultura do algodoeiro.
Descrição: O algodoeiro é uma das culturas anuais mais importante do Brasil devido o seu valor socioeconômico, no entanto a diversidade de pragas, os custos com inseticidas são os que mais oneram esta atividade. Dentre as pragas do algodoeiro, a lagarta da maçã Heliothis virescens tem grande relevância, seu ataque favorece a penetração de microrganismos, causa queda de botões, má formação de maças, e abertura dos capulhos afetando a produtividade e a qualidade da fibra. Por permanecer grande parte do tempo dentro das maças a eficiência do controle químico é comprometido de modo que grande quantidade de inseticida que é aplicado pode causar danos ao meio ambiente. Fica clara a necessidade de se estabelecer um mecanismo de controle para a lagarta da maça de forma eficiente sem causar danos ao meio ambiente. A técnica do inseto estéril consiste na criação massal de insetos que são irradiados e posteriormente liberados no campo para copularem com insetos selvagens de modo a não gerarem descendentes, essa técnica pode ser uma alternativa de controle promissora para lagarta da maça. Contudo, não existem estudos relacionados ao emprego desta técnica para o controle da lagarta da maça no Brasil. Objetiva-se com esse estudo estabelecer doses de radiação esterilizantes para todas as fases do ciclo evolutivo da lagarta da maça. O experimento está sendo realizado em duas fases: a primeira consiste da criação massal dos insetos em laboratório sob dieta artificial para posteriormente submetê-los aos tratamentos com irradiação. Será utilizado o delineamento inteiramente casualisado (DIC) com onze tratamentos: 0-controle, 25, 50, 75, 100, 125, 150, 175, 200, 300 e 350Gy de radiação gama com 15 repetições. Serão estabelecidas as doses esterilizantes para machos e fêmeas em todas as fases do inseto; a segunda etapa: realizar testes de proporcionalidade com os insetos estéreis e normais visando a redução populacional do inseto em laboratório e posteriormente a liberação de insetos estéreis no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Suely Salumita Haddad Franco - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2010

1.   2010-2012. Avaliação dos efeitos da radiação gama nas características físico-químicas de kiwi (Actinídia deliciosa, A. Chev.) cv. Hayward minimamente processado
Descrição: O projeto tem por objetivo avaliar os efeitos da radiação gama do Cobalto-60 nas características físico-químicas de kiwi (Actinídia deliciosa, A. Chev.) cv. Hayward minimamente processado. As amostras de kiwi serão minimamente processadas, embaladas e irradiadas com doses crescentes de radiação. Após irradiação serão armazenados a temperatura de geladeira. Serão realizadas as analises fisico-quimicas após 2, 4, 8 e 12 dias da irradiação das amostras de kiwi.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
2.   2010-Atual. Development of Generic Irradiation Doses for Quarantine Treatments
Descrição: The research have the objective use of gamma radiations to control insects and mites of agricultural importance in Brazil. The insects and mites will be treated with gamma radiations of Cobalt-60, with the following gamma radiation doses: 0 (control), 25, 50, 75, 100, 125, 150, 200, 300, 400 Gy, at a dose rate of 0.511kGy per hour. After irradiation, the insects will be maintained under controlled conditions of 253 centigrade and relative humidity from 65 to 75%. By observations of the results will be permitted to conclude what is the dose sufficient to induce lethality to all phases of insects and mites.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Anna Lucia Villavicencio - Integrante / Suely Salumita Haddad Franco - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
3.   2010-2014. Efeitos da radiação gama e temperaturas de armazenamento em legumes minimamente processados e pré-cozidos e aceitabilidade de mercado de produtos irradiados.
Descrição: O estilo de vida e os hábitos alimentares dos consumidores vêm sofrendo alterações significativas nos últimos anos, notadamente nas populações de classe média e alta. Os consumidores estão, cada vez mais, em busca de alimentos saudáveis e práticos, onde o tempo é um fator primordial. Esta característica tem resultado no aumento da demanda por alimentos orgânicos minimamente processados. Devido a isso, o objetivo do presente trabalho é avaliar a ação de diferentes doses da radiação gama em cenoura e rabanete couve e vagem minimamente processados com relação aos parâmetros físico-químicos, sensoriais e microbiológicos, visando aumentar a vida útil de prateleira e diminuir a carga microbiana dos vegetais.. As embalagens com as amostras dos vegetais minimamente processados foram submetidas à radiação gama proveniente de uma fonte de 60Co tipo Gammacell-220 no Centro de Energia Nuclear para a Agricultura (CENA), sob doses de 0 (testemunha), 1kGy, 2kGy e 3kGy.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
4.   2010-2013. Emprego da radiação gama do Cobalto-60 na desinfestação de alguns tipos de rações para alimentação de animais de pequeno porte
Descrição: As pragas como besouros, ácaros, traças e fungos dentre outros, geralmente infestam produtos armazenados como: grãos, farelos, farinhas, café, fumo, frutas secas, rações animais, especiarias, plantas desidratadas, causando a depreciação visual e promovendo a deterioração dos produtos. Devido a isso a presente pesquisa teve como objetivo a utilização da radiação gama na desinfestação de alguns tipos de rações utilizadas para alimentação de animais de pequeno porte. No primeiro ensaio foram utilizadas embalagens de amostras grátis medindo 10 cm x 20 cm com capacidade de 70 gramas de substratos (ração) com 4 tipos de marcas existentes no comercio: (1), (2), (3), (4). Cada tratamento constou de 10 repetições, que foram irradiadas com as doses de: 0 (controle) 0,5; 1,0 e 2,0 kGy, para se fazer a desinfestação das amostras. Após a irradiação (desinfestação) todas as embalagens irradiadas e mais a testemunha foram acondicionadas em caixas plásticas de 80 cm x 50 cm com tampa, onde foram liberados os insetos Lasioderma. serricorne, Plodia interpuctella, Sitophilus zeamais e S. oryzae, num total de 400 para cada caixa e mantidas em sala climatizada com 27 ± 2ºC e umidade relativa de 70 ± 5%. No segundo ensaio foram utilizadas embalagens confeccionadas com os materiais das embalagens do primeiro ensaio. Cada embalagem foi feita de 10 cm x 15 cm, com capacidade de 30 gramas de substratos (ração). Em cada repetição foi inoculado 10 insetos de cada espécie, num total de 400 insetos por ensaio/ caixa. As embalagens com substrato e inseto foram vedadas em seladora comercial, e irradiadas com as doses de: 0 (controle) 0,5; 1,0 e 2,0 kGy,. As embalagens irradiadas e a testemunha foram mantidas em sala climatizada já citada anteriormente. As contagens do número de insetos e furos nas embalagens foram feita após 60 dias. Concluiu-se que a embalagem da ração tipo número 4, foi a única susceptível ao ataque das espécies de insetos. A dose de 0,5 kGy foi suficiente para induzir a esterilização e conseqüentemente a desinfestação de todas as rações estudadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Anna Lucia Villavicencio - Integrante / Paula Beragamin Arthur - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
5.   2010-Atual. Irradiação de Aedes aegypti visando o seu controle através da técnica do Inseto estéril.
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa será avaliar os efeitos da radiação gama do Cobalto-60 nas diferentes fases do ciclo evolutivo (ovo, larva, pupa e adultos) de Aedes aegypti, visando uma possível aplicação da Técnica do Inseto Estéril como uma ferramenta adicional de controle dentro das táticas de manejo integrado desta praga e consequentemente diminuir a incidência do vírus da dengue. O trabalho será realizado no Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) em Piracicaba- SP. A cultura do A. aegypti será mantida nas instalações do laboratório Do CENA/USP, sob condições climatizadas de 25±2°C, umidade relativa do ar de 50-70% e fotofase de 12L/12E horas, já os procedimentos de irradiação das fases do ciclo evolutivo (ovos, larvas, pupas e adultos) será realizado em uma fonte de Cobalto-60 tipo Gammacell-220, instalada no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), e serão irradiadas com doses de: 0 (controle), 20, 30, 40, 50, 75, 100 e 125 Gy, sob uma taxa de dose de 0,356 kGy/hora. Após irradiação será avaliada as viabilidades dos ovos, larvas e pupas, é também a emergência da geração filial F1, provenientes dos adultos emergidos em cada fase do ciclo evolutivo do inseto irradiado, para se determinar as doses letais e esterilizantes. Será também irradiada a fase adulta e posteriormente será avaliada a viabilidade dos ovos, para se determinar a dose esterilizante nesta fase. A sexagem dos insetos para a condução dos estudos será realizada através da separação por tamanho das pupas, sendo que as pupas dos machos frequentemente são menores do que as das fêmeas. Após a determinação da dose esterilizante para adultos (machos) provenientes de pupas irradiadas serão realizados os testes de competitividade. Serão realizados estudos para se desenvolver técnicas que viabilizem fazer a separação de machos e fêmeas através das pupas (sexagem) dos insetos, sendo essa fase da pesquisa imprescindível para a obtenção de uma produção massal dos insetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Suely Salumita Haddad Franco - Integrante / Anna Lucia Villavicencio - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2009

1.   2009-2013. Use of ionizing radiation to control Eriophyes litchi (Litchi rust mite), Ecdotolopha aurantiana (Orange fruit borer) and Tudta absoluta (Tomato worm).
Descrição: Research to determine radiation doses for Eriophyes litchi (Litchi rust mite), Ecdotolopha aurantiana (Orange fruit borer) and Tudta absoluta (Tomato worm). Isects will be reared on an artificial diet and in natural hosts; work will identify an irradiation dose for insects and mites that prevent adult emergence or will sterilise adults, and; compare the effects of irradiation and other quarantine treatments on fruit quality.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Jose Tadeu Faria - Integrante / Villavicencio, A.L.C.H. - Integrante. Financiador(es): Agencia Internacional de Energia Atomica - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2007

1.   2007-2010. Utilização da radiação gama e eletrons acelerados na resistencias de embalgens para grãos e produtos armazenados.
Descrição: O projeto tem como objetivos testar diferentes tipos de embalagens para armazenamentos de grãos e produtos armazenaddos. Diversos tipos de embalagens serão irradiados com doses crescentes de radiação ionizante. Nessas embalgens serão acondicionados diferentes tipos de grãos e serão fornecidas aos insetos, para se determinar qual delas será mais resistente, e se a irradiação não causa mudanças na codeia de polimeros vindo então a diminuir a resistencia das embalagens tornando-as susceptiveis ao ataque dos insetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Juliana Nazare Alves - Integrante / Marcos Roberto Potenza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2005

1.   2005-2007. Avavalição de raizes de mandioca minimamente processadas e irradiadas.
Descrição: Raízes de mandioca foram minimamente processadas embaladas a vácuo e irradiadas com doses crescentes de radiação gama do Cobalto, armazenadas a temperatura de geladeira, e analisadas por um período de até 50 dias. Foram feitas as analises físico-químicas e sensoriais. Chegou-se a conclusão que as doses de 1 e 3 kGy foram as que apresentaram melhores resultados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2004

1.   2004-2007. Caracterização da carne de cordeiro com suplementação de tanino na ração e influencia da irradiação e refrigeração naconservação.
Descrição: Caracterização e estudo da carne de carneiro com suplementação de tanino na ração e influencia da irradiação e refrigeração na conservação da carne. Foram avaliadas as paletas de cordeiro que receberam 3 diferentes dietas teste: sorgo, extrato de acácia 1 e 2. O objetivo foi verificar dessas dietas em algumas caracteristicas da carne.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Solange Guidolin Canniatti-Brazaca - Integrante / Adriana R. Cornélio - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
2.   2004-2010. Feijão pré-pronto para o consumo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2003

1.   2003-2005. Alterações na goiaba após o processo de irradiação gama em fonte de Cobalto-60.
Descrição: Uma forma de reduzir perdas pós colheita é a incidência de raios gama nos produtos, pois estes tem a capacidade de retardar os processos fisiológicos de amadurecimento e senescência, eliminar pragas quarentenárias e patógeno. Pode causar alteração na goiaba, por esse motivo o objetivo desse trabalho foi verificar as possíveis alterações nutricionais na goiaba após irradiação gama, avaliando vitamina C, teor de fibras e textura, em amostras sem e com irradiação nas doses 0,5; 1,0 e 1,5kGy, antes e após armazenamento a 10 C e à temperatura ambiente. Nas condições do experimento foi concluído que a irradiação não afetou a firmeza, porém alterou todos os demais fatores analisados, sendo que as fibras dietéticas totais e as solúveis foram afetadas após o armazenamento. Fibra dietética total e insolúvel apresentaram-se maiores sob refrigeração e armazenamento. A fibra solúvel foi alterada nas goiabas não irradiadas e com irradiação na dose 0,5 kGy. O armazenamento em diferentes condições alterou todos os fatores, sendo a vitamina C maior após armazenamento nas goiabas irradiadas. A firmeza foi maior para as goiabas no inicio decrescendo para as frutas armazenadas a 10 C e para as mantidas ao ambiente. Portanto o processo de irradiação pode ser aplicado em goiabas sem prejuízo às suas características nutricionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
2.   2003-2009. Avaliação do efeito da radiação gama do Cobalto-60 nas proteinas alergênicas de ovos de poedeiras.
Descrição: Serão pesquisados os efeitos da radiação, com doses de 0 (test.), 10, 20 e 30 kGy, em proteinas alergênicas do ovo de poedeiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / Solange Guidolin Canniatti-Brazaca - Coordenador / Marcia N. C. Harder - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2002

1.   2002-2005. Avaliação sensorial de feijão Phaseolus vulgaris, cv Tybatã irradiado.
Descrição: Os objetivos do projeto foram: avaliar as alterações sensoriais e de comportamento dos grãos de feijão submetidos a diferentes doses de radiação gama do Cobalto-60, com doses de 0 (test.), 1, 2, 6 e 10 kGy.. Avaliou-se sensorialmente através do método ASQ, a aparência, o aroma, o sabor e a textura dos feijões. Avaliou-se também a cor o tempo de hidratação e tempo de cocção dos mesmos. A avaliação sensorial do feijão variedade carioca irradiado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / Solange Guidolin Canniatti-Brazaca - Coordenador / José Mauricio Amelim - Integrante / Marta Helena Fillet Spoto - Integrante / Sonia Maria De Stefano Piedade - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
2.   2002-2003. Efeito da irrradiação gama nos teores de ferro heme e não heme em carne de frango.
Descrição: Diferentes tratamentos podem ser utilizados para aumentar e tempo de vida útil da carne e eliminar os microorganismos que ela possa conter. Alguns métodos utilizados são o resfriamento, congelamento, pasteurização e atmosfera modificada. O uso da irradiação como tratamento para preservação de alimentos foi aprovado pela Organização da Agricultura e Alimentos (FAO)/ Organização Mundial da Saúde (OMS) (2000), para dose de até 10 kGy por não oferecem efeito negativo sob o ponto de vista nutricional e toxicológico nos alimentos. Atualmente 26 países utilizam esse processo em escala comercial. Existem duas formas principais de ferro, denominadas ferre heme e ferro não-heme. O primeiro é constituinte da hemoglobina (que transporta o oxigênio desde os pulmões até os tecidos) e da mioglobina (que armazena o oxigênio utilizado na contração muscular e também constituinte de enzimas como citocromos, catalase e peroxidase). O ferro não-heme está presente nas proteínas ferro-sulfurosas e metaloflavoproteínas implicadas no metabolismo oxidativo (Carpenter Mahoney, 1992; Martínez et al., 1999). Giroux Lacroix (1998), verificaram que a irradiação promove alterações como desaminação, descarboxilação, quebra de ligações peptídicas, redução de encadeamentos de dissulfeto e oxidação de grupos sulfúricos. Essas alterações são catalisadas pelos radicais livres formados pela hidrólise da água. Como o ferro-heme está inserido na molécula de hemoglobina através de ligações sulfúricas uma alteração nessa conformação da molécula poderia indisponibilizar o ferro heme, transformando-o em não heme. Sendo assim os estudos dos efeitos da irradiação sobre a carne de frango se fazem necessários. Verificou-se a alteração nas quantidades de ferro heme e não-heme presentes na carne de frango crua e cozida (cortes de peito e coxa com sobrecoxa) fresca e armazenada congelada à -18oC por 90 dias, irradiadas com doses comerciais de Cobalto60 (0, 2, 4, 6 e 8 kGy).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valter Arthur - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
3.   2002-2007. Efeitos das ondas acústicas em pupas de Ceratitis capitata (Wied., 1824)(Diptera: Tephritidae).
Descrição: Este trabalho teve objetivo investigar a hipótese de que as ondas acústicas provocam algum efeito mensurável no desenvolvimento de uma população de moscas das frutas, tratamento denominado sonicação. A radiação ionizante, que é o agente causal do tratamento denominado irradiação, foi utilizada como referencia pois seus estudos sobre os seres vivos e em especial sobre os insetos são amplamente conhecidos. Uma etapa da pesquisa foi verificar os possíveis efeitos da interação entre as ondas acústicas e raios gama. A pesquisa foi realizada no laboratorio de Entomologia do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Piracicaba, SP e no laboratorio de Entomologia do Instituto Biologico de São Paulo. A irradiação foi realizada no Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares, São Paulo, em uma fonte de Cobalto-60 tipo Gammacell-220, com atividade média de 3757 (Ci), e uma taxa de dose de 3,106 kGy/hora. As doses de radiação gama foram de 5,0 a 200 Gy. Já os níveis do tratamento com sonicação aplicados foram em Hertz e Quilohertz de 5,0 Hz a 20 kHz. Pelos resultados obtidos concluiu-se que: as ondas acústicas, dependendo de sua frequencia podem apresentar propriedades estimuladoras sobre a emergencias de uma população de moscas das frutas C. capitata, e que as ondas acústicas dependendo de sua frequencia, podem apresentar propriedades restauradoras, capazes de reverter em certo grau os efeitos deletéricos de baixas doses de radiação ionizante sobre a população de moscas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Coordenador / Adilson Correa Barros - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

1986

1.   1986-1990. Radioentomologia
Descrição: Estudo dos efeitos biológicos da radiação gama em pragas de gãos armazenados e agrícolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / Luiz Anselmo Lopes - Integrante / Frederico Maximiliano Wiendl - Integrante / Julio Marcos Melges Walder - Coordenador / Beatriz A. J. Paranhos - Integrante / Eleonora Barbosa da Silva - Integrante. Financiador(es): Comissão Nacional de Energia Nuclear - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

1984

1.   1984-1988. Irradiação de produtos agrícolas para evitar perda de alimentos
Descrição: Irradiação de alimentos, em especial frutas e ortaliças para redução das perdas pós -colheita.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / Frederico Maximiliano Wiendl - Coordenador / Julio Marcos Melges Walder - Integrante / Rachel Elizabeth Domarco - Integrante / Clarice Matraia - Integrante. Financiador(es): Agência Internacional de Energia Atômica - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

1980

1.   1980-1984. Radioentomologia em moscas-das-frutas
Descrição: Uso de técnicas nucleares em estudos de comportamento, ecologia e controle de moscas-das-frutas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / F.M. WIENDL - Integrante / R:B: SGRILLO - Integrante / Valdemar Luiz Tornizielo - Integrante / Julio Marcos Melges Walder - Coordenador / Mironiudes Scaglia Pacheco de Almeida - Integrante / Alice Massae Matsue - Integrante / Glaucia Maria Bovi - Integrante / Victor Manuel Seco - Integrante / Mauro Rumenos - Integrante / Maria Cristina Prado Ribeiro - Integrante / Rosa Maria Tendolin - Integrante / Roberto Cano Zamosa - Integrante / Edwin Arriola Cuelar - Integrante. Financiador(es): Comissão Nacional de Energia Nuclear - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

1977

1.   1977-1979. Radioentomologia em broca da cana-de-açúcar
Descrição: Estudos sobre flutuação populacional, marcação e efeitos radiobilógicos em Diatraea saccharalis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / J.M.M. WALDER - Coordenador / R:B: SGRILLO - Integrante / Valdemar Luiz Tornizielo - Integrante / Frederico Maximiliano Wiendl - Integrante. Financiador(es): Comissão Nacional de Energia Nuclear - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

1974

1.   1974-1985. Uso de técnicas nucleares em ecologia e controle de pragas
Descrição: Uso da radiação e radioisótopos em estudos ecologicos, biologicos e controle de varias pragas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Valter Arthur - Integrante / J.M.M. WALDER - Integrante / R:B: SGRILLO - Integrante / Valdemar Luiz Tornizielo - Integrante / Antonio Pereira Martins - Integrante / Frederico Maximiliano Wiendl - Coordenador / Francisco de Assis M. Mariconi - Integrante / Rachel Elizabeth Domarco - Integrante / Clayton Campanhola - Integrante. Financiador(es): Comissão Nacional de Energia Nuclear - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.


Data de processamento: 30/01/2023 11:06:42