Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 19

2020

1.   2020-Atual. Comportamento de herbicidas pré-emergentes em diferentes tipos de palhada
Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar o comportamento dos herbicidas pré-emergentes aplicados sobre a palhada de diferentes plantas de cobertura, analisar o papel da palhada na interceptação do herbicida, além de avaliar a mobilidade dos herbicidas na palhada. Serão cultivadas plantas de aveia-preta, nabo-forrageiro e trigo-mourisco, serão realizados pré-testes para a adaptação da metodologia para estudos com palhada. Serão avaliadas a sorção-dessorção do herbicida na palhada e a lixiviação dos herbicidas em função do tipo e quantidade de palhada empregada no sistema. Será realizado um estudo para cada herbicida (diclosulam e diuron), o delineamento será inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x3 com 2 repetições, contando cada qual com um dos herbicidas, três tipos de palhada (aveia-preta, nabo-forrageiro e trigo-mourisco) e três quantidades de palhada (0; 2,5 e 5 t.ha-1). O experimento será realizado em fases, incluindo uma fase de pré-testes para estabelecimento de alguns parâmetros necessários, serão realizadas também as análises físico-químicas e espectroscópicas, utilizando espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) para determinar aspectos intrínsecos da palhada e o espectro da interação palhada-herbicida. Com base nas observações e resultados dos experimentos, espera-se que seja possível avaliar a interceptação do herbicida ocasionada pela palhada, identificar as interações existentes entre herbicida e palhada, além de entender como essas interações influencia em sua dinâmica no ambiente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / TAKESHITA, VANESSA - Integrante / Gustavo Vinícios Munhoz-Garcia - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2020-2020. Desenvolvimento de biocomposto para remediação de áreas impactadas por contaminantes
Descrição: Projeto PIPE Fase 1. FAPESP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Integrante / RÉGO, ANA PAULA JUSTINIANO - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2019

1.   2019-Atual. Nanopartículas como sistema carreador de herbicidas aplicados em pré-emergência em solos oriundos de sistema de plantio direto e convencional
Descrição: Os herbicidas são a classe de pesticidas mais amplamente utilizados no Brasil. Sem a utilização destes produtos reduções na produtividade agrícola podem chegar a 40%. Além do que, estes compostos são os mais relatados fora das áreas de aplicação, como contaminantes ambientais. Se aplicados no solo os herbicidas estão mais expostos aos processos de dissipação no ambiente, muitas vezes chegando a águas subterrâneas e superficiais ou permanecerem por muito tempo persistentes no ambiente, bem como podendo ter sua eficiência no manejo de plantas daninhas reduzido. Nesta premissa, o desenvolvimento de tecnologias que reduzam os riscos e aumentem a eficiência dos herbicidas vêm de encontro com as necessidades atuais da agricultura, de maior otimização dos processos e racionalização dos recursos. Por conseguinte, o presente projeto de doutorado visa o desenvolvimento de um sistema de nanopartículas preparadas com materiais biodegradáveis que permita a redução da do risco ambiental do metribuzin e indaziflam, sem que a eficiência destes seja reduzida e sua persistência aumente no ambiente. Ainda, busca-se a compreensão a respeito das possíveis mudanças no comportamento no solo dos herbicidas encapsulados e na eficiência de controle, em tipos de solos distintos (oriundos de sistema de plantio direto e convencional). Os estudos consistirão em uma etapa de formulação, caracterização e escolha do melhor sistema de nanopartículas para os herbicidas e, uma etapa onde será observado o comportamento dos produtos no solo, por meio de estudos de lixiviação, sorção-dessorção e biodegradação. Além disso, estudos de eficácia de controle e absorção pela raiz serão realizados. Na segunda etapa, todos os estudos envolverão o uso de técnicas radiométricas, como ferramenta importante no diagnóstico do comportamento dos herbicidas encapsulados. De maneira que, seja possível obter nanopartículas estáveis, ou seja, com boas propriedades físico-químicas e com potencialidades para o manejo de plantas daninhas. Bem como, contribuir com estudos que visam o uso da nanotecnologia na agricultura para uma melhor compreensão da dinâmica destes nanocarreadores no solo e no controle de plantas daninhas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / TAKESHITA, VANESSA - Integrante / Leonardo fernandes fraceto - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2018

1.   2018-Atual. Efeitos dos microplásticos no comportamento ambiental de poluentes orgânicos
Descrição: Os polímeros termoplásticos possuem grande interesse econômico dentro da indústria, nos mais variados segmentos, como na produção de utensílios domésticos, embalagens, tecidos sintéticos (fibras) e também para compor a formulação de cosméticos (microplásticos). A identidade química do polímero, tamanho e morfologia são parâmetros que estão diretamente relacionados com a cinética de degradação desses materiais, capacidade de sorção de contaminantes presentes no ambiente e potencial de ingestão pela biota. Considerando o uso excessivo desses materiais, bem como o mau gerenciamento de seu destino final e a necessidade de etapas peculiares para a retenção de microplásticos nas Estações de Tratamento de Esgoto, estes são facilmente liberados no ambiente, o que pode causar impactos negativos sobre os ecossistemas. Muitos estudos têm relatado o cenário de contaminação por plásticos e microplásticos no ambiente marinho e os riscos físicos desses materiais para os organismos aquáticos. No entanto, sabendo que 80% dos resíduos plásticos que atingem os oceanos são provenientes dos ecossistemas de água doce e que estes também são utilizados para o abastecimento de água da população, é extremamente importante compreender a composição e dinâmica dos microplásticos nesses ambientes, estudo ainda escasso no Brasil. Desse modo, este projeto tem como objetivo estudar a contaminação por microplásticos e seus contaminantes orgânicos associados em matrizes aquáticas. Além disso, em uma abordagem multidisciplinar, as propriedades físico-químicas, os potenciais riscos químicos de exposição aos organismos aquáticos (ecotoxicidade) e a elucidação das principais fontes de contaminação antrópica de microplásticos também serão avaliadas por meio de ensaios analíticos de sorção com compostos modelo radiomarcados, biodisponibilidade e mudança na expressão gênica em peixe de água doce e degradação fotoquímica de termoplásticos monitorada por espectroscopia no infravermelho. Dessa forma, as informações aqui levantadas serão relevantes não somente para a produção de conteúdo científico como também para auxiliar na atuação dos órgãos competentes na tomada de decisões que contemplam a qualidade dos recursos hídricos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Glaucia Peregrina Olivatto - Integrante / Ana Laura Athayde Lourenço - Integrante / Nicoli Gomes de Moraes - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2015

1.   2015-Atual. Investigating Agrochemical Contamination of Water Sediments and Fish in Fish Farms and Studying the Depletion of Antimicrobials in Fish Tissue in Lab Conditions Using Radiolabeled Antibiotics as Well as Related Antimicrobial Resistance
Descrição: Development and Strengthening of Radio ? Analytical and Complementary Techniques to Control Residues of Veterinary Drugs and Related Chemicals in Aquaculture Productes (Coordinated Research Project). Participating Countries: Argentina, Belgium, Brazil, Cameroon, Canada, Chile, China, Ecuador, India, Lao People?s Democratic Republic, Lebanon, Netherlands, Nigeria, Singapore, South Africa, Turkey, and Uganda. Responsibility: Coordinator in Brazil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2014

1.   2014-2017. Determinação de micotoxinas em alimentos e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) em amostras ambientais utilizando LC-MS/MS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Franz Zirena Vilca - Integrante / Sergio Henrique Monteiro - Integrante / Graziela Cristina Rossi Moura Andrade - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2012

1.   2012-2014. Ocorrência de antibióticos e estudo de resistência microbiana em sistemas aquiculturais do Rio Paraná, Reservatório de Ilha Solteira, na região de Santa Fé do Sul, Estado de São Paulo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Dorelli - Integrante / Aderbal Almeida Rocha - Integrante / Rafael Grossi Botelho - Integrante / Sergio Henrique Monteiro - Integrante / Graziela Cristina Rossi Moura Andrade - Integrante / Jeane Gisele Francisco - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2011

1.   2011-2013. Determinação da qualidade da água do rio Piracicaba através de análises ecotoxicológicas e físico - química.
Descrição: FAPESP Processo: 2010/18895-6 - Projeto de Pesquisa - Regular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2011-2013. Determinação de resíduos de agrotóxicos em alimentos utilizando LC-MS/MS e GC/MS
Descrição: FAPESP Processo: 2010/18316-6 - Projeto de Pesquisa - Regular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Graziela Cristina Rossi Moura-Andrade - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2010

1.   2010-2012. Comportamento e modelagem matemática dos herbicidas ametrina, diuron, glifosato, hexazinone e metribuzin aplicados em solos de cultivo de cana-de-açúcar
Descrição: FAPESP Processo: 2010/06033-0 - Projeto de Pesquisa - Regular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Pedro Jacob Christoffoleti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2008

1.   2008-2010. Avaliação de resíduos de formulações de glyphosate na soja (Glycine max (L.) Merril) tolerante a este herbicida através de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE)
Descrição: FAPESP Processo: 2007/05409-3 - Projeto de Pesquisa - Regular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Guilherme Pires D'Avila de Almeida - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2008-2010. Avaliação e classificação da qualidade da água do rio Corumbataí (SP) quanto a compostos orgânicos e inorgânicos com destaque no estudo de parâmetros ecotoxicológicos com Ceriodaphnia dubia
Descrição: FAPESP Processo: 2007/08233-3 - Projeto de Pesquisa - Regular. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Lucineide Aparecida Maranho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
3.   2008-2012. Consolidação de centro colaborador em defesa agropecuária e validação de métodos multiresíduos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Maria Aparecida Costa - Integrante / Jussara Borges Regitano - Integrante / ARQUIMEDES LAVORENTI - Integrante / Aderbal Almeida Rocha - Integrante / Torres, N.H. - Integrante / Moura, G.C.R - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
4.   2008-2011. Determinação da contaminação de águas superficiais por agrotóxicos, represa do Tijunqueiro, Município de Morrinhos - Goiás. Estudo de caso: impacto da irrigação por pivô central
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Aderbal Almeida Rocha - Integrante / Graziela Cristina Rossi de Moura Andrade - Integrante. Número de produções C, T A: 2
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
5.   2008-2010. Determinação e fármacos residuais em águas do sistema urbano de abastecimento
Descrição: FAPESP Processo: 2007/05750-7 - Projeto de Pesquisa - Regular Valor: R$ 787.145,62. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Rosana Maria de Oliveira Freguglia - Integrante / Torres, N.H. - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2002

1.   2002-2005. Comportamento do herbicida metribuzin em solo sob plantio direto e convencional
Descrição: Comportamento do herbicida metribuzin em solo sob plantio direto e convencional?. Convênio CNPq-Brasil/DLR-Alemanha. Aprovado em 2002. DM$60.000,00. Coordenador: Klaus Richardt. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Forschungszentrum Jülich - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2002-2003. Níveis de resíduos de organoclorados em leite humano, na região de Piracicaba-SP.
Descrição: ?Níveis de resíduos de organoclorados em leite humano, na região de Piracicaba-SP?. Auxílio Pesquisa (modalidade Projeto Regular) - FAPESP, Aprovado em julho de 2002. Valor R$ 37.987,00.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador / Rosana Maria de Oliveira Freguglia - Integrante / Aline Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

1998

1.   1998-2001. Qualidade das águas superficiais e subterrâneas nos pólos agroindustriais para gestão dos recursos hídricos na Bacia do Rio São Francisco
Descrição: ?Qualidade das águas superficiais e subterrâneas nos pólos agroindustriais para gestão dos recursos hídricos na Bacia do Rio São Francisco?. EMBRAPA/CNPMA - ESALQ - CENA ? EMBRAPA BID - Projeto aprovado em Jan/98. Valor R$ 300.000,00. Coordenador: Aderaldo de Souza Silva. Finalizado em 2001.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Cooperação / Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Cooperação.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

1997

1.   1997-2000. Monitoramento global do destino de herbicida no ambiente em lisímetros externos
Descrição: Monitoramento global do destino de herbicida no ambiente em lisímetros externos? (Análise de herbicida oxasulfuron em água, solo e na cultura da soja). Convênio CNPq-Brasil-KFA - Alemanha. Aprovado em 1997. DM$ 85.000,00.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemar Luiz Tornisielo - Coordenador. Financiador(es): Forschungszentrum Jülich - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.


Data de processamento: 22/07/2021 15:34:08